eter enois
Os enóis são compostos que fazem parte de um grupo orgânico em que a hidroxila (-OH) está ligada a um carbono insaturado, de cadeia alifática (acíclica ou aberta).
O esquema genérico da estrutura do seu grupo está representado abaixo: O enol é um composto instável, podendo ser convertido facilmente em cetona ou aldeído. A presença dos enóis se dá principalmente no fenômeno isomérico da tautomeria, em que cetonas ou aldeídos se encontram em equilíbrio com os enóis. O que ocorre é que a ligação dupla entre o oxigênio e o carbono da cetona ou do aldeído pode migrar para o átomo de carbono vizinho. Assim, o hidrogênio deste carbono se desloca, ligando-se ao oxigênio da função orgânica e tornando-se um enol. Observe como isso ocorre nos equilíbrios abaixo: O enol pode ser obtido também pela substituição de hidrogênios de carbonos de hidrocarbonetos com a dupla ligação, pelo grupo hidroxila (-OH).
NOMENCLATURA
Sua nomenclatura obedece às regras estabelecidas pela IUPAC (União Internacional de Química Pura e Aplicada) para os álcoois, com apenas uma diferença: no intermediário (tipo de ligação), coloca-se “en”, indicando a dupla ligação; e não “na”, que indica a ligação simples para os álcoois. Assim, temos: Exemplos:
ÉTER
Éter é um grupo de moléculas orgânicas, em que as suas estruturas são caracterizadas pela presença de um átomo de oxigênio ligado a dois (e entre estes) de carbono da cadeia.1 2 Podem ser formados pela desidratação intermolecular de álcoois. Ou seja são compostos orgânicos derivados teoricamente dos álcoois pela substituição do H do grupo –OH por um radical derivado de hidrocarboneto.2
Sua fórmula genérica é: R-O-R', onde R e R' são radicais orgânicos (alquila ou arila). OBS:. Regra para se dar o nome ao éter : cadeia menor-oxi-cadeia maior.1
A estrutura geral para um éter.
Os Éteres apresentam