ETE-estação de tratamento de efluentes
resíduos
sólidos www.fecomercio-rs.org.br SC-0139-11 Cartilha.indd Spread 1 of 10 - Pages(20, 1)
21/06/11 11:25
Apresentação dimensões política, econômica, ambiental, cultural e social, com controle social e sob a premissa do desenvolvimento sustentável; A adequação da sociedade às novas normas refletirá a responsabilidade de todos os setores causadores da degradação do meio ambiente.
Ao mesmo tempo, são os dependentes dele que deverão conduzir melhorias para a construção de uma sociedade saudável. Com o intuito de auxiliar esta adequação, o Sistema Fecomércio-RS, através do seu Conselho de Sustentabilidade, apresenta as principais propostas da Política Nacional de Resíduos Sólidos.
Não vislumbramos esgotar a matéria com esta publicação, pois a regulamentação da lei foi apenas o primeiro passo para a implementação desta política, restando, ainda, um longo caminho a ser percorrido.
A intenção deste documento é divulgar as diretrizes e metas estabelecidas pela nova legislação, que estabelece diversos prazos e regras e traz, também, sanções diante de seu descumprimento.
A consciência de uma atuação empresarial em conformidade com as normas ambientais vai ao encontro do desenvolvimento econômico sustentável, o qual vem sendo mundialmente disseminado. Torna-se cada vez mais imprescindível o desenvolvimento de ações conjuntas entre particulares, entidades e poder público, visando difundir práticas de desenvolvimento que possam amenizar e diminuir o impacto ao meio ambiente.
Logística reversa: instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada;
Padrões sustentáveis de produção e consumo: produção e consumo de bens e serviços de forma a