Praxis
O que é praxis?
O Práxis é uma metodologia para o processo de desenvolvimento de software com enfoque educacional, criada pelo professor da UFMG, Wilson de Pádua Paula Filho. Seu objetivo é demonstrar as técnicas de desenvolvimento de software mais relevantes e promover treinamento eficaz e eficiente podendo ser usado no desenvolvimento de sistemas que duram entre seis meses e um ano e ser usado por pequenas e grandes equipes.
Práxis na Egenharia de Software
Foi projetado para ensinos de processos de software. É orientado a objetos baseado em referências de grande prolixidade. Seu objetivo principal na educação é um treinamento de técnicas eficaz e mais eficiente, e também com o objetivo de da suporte ao treinamento em engenharia e a implantação de processos em organizações que desenvolvem, mantém, ou contratam software.
O Práxis possui alguns dos mais importantes paradigmas da área como o modelo SW-CMM, a notação orientada a objetos UML, o processo unificado (Unified Process) e os padrões IEEE.
Modelo SW-CMM
O modelo SW-CMM é um modelo para julgar a exatidão do processo de software de uma organização.
Este modelo é baseado em um conjunto de ferramentas, incluindo um questionário de desenvolvimento que será usado para aptidão dos processos de construção de software.
O CMM propõe a avaliação e melhoria da capacitação de uma organização. Para isso ele utiliza cinco níveis de processos de maturidade.
Os cinco níveis são:
1°: Inicial
2°: Repetítivel
3°: Definido
4°: Gerenciado
5°: Otimizado
Neste modelo almejar avançar níveis de maturidade é um processo contra produtivo, uma vez que cada nível necessita produzir uma fundamentação necessária para atingir o nível sob - sequente.
Para esclarecer o CMM não apresenta a estrutura de processos definido pela norma ISSO/IEC 12207, e sim ele define um conjunto de atividades que devem estar presentes em um processo de software.
UML
A UML é uma