Etapas do licenciamento ambiental.
O significado de recuperar uma empresa é muito mais amplo do que parece. Significa a completa reorganização econômica, administrativa e financeira da atividade privada.
Na prática, muitas vezes o empresário construiu a empresa com esforço e competência, mas não conseguiu superar determinadas dificuldades.
Isso acontece devido a:
a) redução no poder de compra e de venda;
b) por falta de planejamento em relação à carga tributária e burocracia excessiva;
c) relação com empregados repleta de preconceitos e potencialmente conflitante;
d) a empresa está sustentada por uma legislação trabalhista defasada, dentre outros problemas.
Recuperar uma empresa mantendo essa situação é inviável. Uma vez que não se tem poder para alterar os óbices inerentes ao que se costuma chamar de custo Brasil, só resta ao empresário o caminho de modificar o que pode ser modificado: a relação da empresa com seus colaboradores. A viabilidade de uma empresa insolvente, e das potencialmente insolventes, por não operarem com lucro, passa pelo estabelecimento de uma relação moderna entre os que dirigem a organização e os que são responsáveis pelos processos inerentes a ela, sejam eles de transformação ou administração.
A empresa deve ser uma equipe, e os que trabalham nela ou para ela, parceiros. O papel do empresário é buscar negócios, atender de forma personalizada aos clientes, visitar fornecedores, conseguir inovações tecnológicas, atualizar-se, participar de associações empresariais, lutar para stras coisas que ele geralmente não faz por estar voltado para dentro de sua empresa, envolvido em reuniões improdutivas e preocupado com a necessidade de interferir no sistema operacional. Na prática, suas únicas atividades externas resumem-se a buscar dinheiro para suprir recursos de uma organização que não consegue sobreviver sem aportes externos de dinheiro.
O ciclo de vida das empresas é graficamente representado assim:
1ª FASE:
nascimento