Etapa3
Passo 1
“Formação e prática do educador”
Este artigo tem como objetivo geral para verificar se a proposta curricular para a Educação de Jovens e adultos (EJA) está sendo suficiente para o aprendizado do aluno, além de analisar a proposta curricular adotada para a EJA, investigar a didática adotada pelo professor na aplicação da proposta curricular da EJA e pesquisar as dificuldades encontradas pelos alunos ao longo do processo de aprendizagem.
Ao pesquisar o tema, foi colocado como problema “O aprendizado dos educados da EJA está sendo suficiente para que eles possam superar as necessidades decorrentes da defasagem em seu processo ensino aprendizagem?”. O interesse por esta temática se originou pela proximidade com jovens e adultos que estudam nessa modalidade de ensino e pelo interesse em saber se suas necessidades de aprendizagem eram satisfeitas em seu processo de escolarização.
Essa pesquisa utiliza de uma abordagem qualitativa, que de acordo Ruiz (2006), impõe-se sempre quando se trata de temas que se interessem mais pela intensidade do que pela extensão dos fenômenos. Este trabalho faz uma contextualização da EJA, além de discutir sobre a aprendizagem dos alunos, a prática e proposta de ensino adotada para a mesma. Dessa forma, foi possível conhecer e fazer uma reflexão das práticas pedagógicas adotadas para a EJA e refletir sobre observações posteriores a esse estudo, o que é de grande relevância para o trabalho com a EJA e que poderá desencadear novas práticas e metodologias de trabalho com essa modalidade de ensino.
Os educadores do EJA são os mais recentes andarilhos da educação brasileira. Há quem lhe dar atenção, escuta- los com cuidados. Ouvi-los mais devagar, elas são feitas de pedaços de vida e de morte, de sucessos e de fracassos de avanços e de recursos, de alegria e de tristezas. Suas mãos podem estar vazias de verdades, mas seus corações e mentes estão cheio de idéias de desejos e de