atps etapa3
PASSO 1
Os motores de corrente contínua surgiram para solucionar problemas do passado para gerar energia mecânica, como o sistema de caixa de engrenagens, correias e polias, que limitavam muito os processos e as máquinas. Os sistemas de indução e acoplamentos magnéticos e motores de anéis também foram substituídos pelos motores de corrente contínua por causa do baixo rendimento e as altas perdas de seus sistemas para gerar energia mecânica.
Os motores de corrente contínua são muito vantajosos perante aos sistemas anteriores, devido que sua velocidade pode ser continuamente alterada mediante a alteração da tensão de alimentação, torque constante em toda a sua faixa de velocidade, robustez e precisão à economia de energia, o que garante um ótimo desempenho e flexibilidade em diversas situações.
O ano de 1886 é o ano considerado do nascimento da máquina elétrica, onde o cientista alemão Werner Von Siemens inventou o primeiro gerador de corrente contínua auto-induzido. Mas está invenção foi resultado de diversos estudos, pesquisas e invenções de outros cientistas.
O motor elétrico é uma máquina destinada a transformar energia elétrica em mecânica, pois combinam as vantagens da energia elétrica como: baixo custo, facilidade de transporte, limpeza e simplicidade de comando.
A maioria dos motores elétricos trabalha pelo magnetismo, mas também existem motores baseados em fenômenos eletromecânicos, tais como forças eletrostáticas.
Os motores de corrente contínua possuem um custo mais elevado em comparação com os motores de corrente alternada e também precisão de uma fonte de corrente contínua ou de um dispositivo que converta a corrente alternada em corrente contínua. Por isso seu uso é restrito é restrito a casos especiais em que estas exigências compensem o custo muito mais alto da instalação.
Os motores de corrente contínua possuem duas partes principais: rotor e estator (figura1.).
Figura1.
O rotor consiste de:
Eixo de Armadura: Imprime rotação a o