Atps adm etapa3
A presente pesquisa visa o ciclo das teorias administrativas que serviu para que várias outras teorias surgissem com mais exatidão no mundo corporativo. Tudo começa com Taylor na teoria de tempos e movimentos onde buscava a melhor maneira de agilizar o trabalho, em seguida Fayol elaborou a estruturação da linha de produção onde visava a implementação de seguimentos a serem seguidos, sem deixar de lado o pensamento de Taylor no quesito tempos e movimentos dos funcionários. Veremos também que o ambiente determina a estrutura e o funcionamento das organizações, pois as características das organizações não dependem dela própria e sim das circunstâncias ambientais e da tecnologia que ela utiliza.
ETAPA 3
Ênfase na Tecnologia e Ênfase no Ambiente
Através do conhecimento das teorias anteriores, percebemos uma evolução gradativa dos conhecimentos teóricos formulados pelos diversos autores para a compreensão dos problemas organizacionais. Se na era industrial a Teoria da Administração Científica dava ênfase às tarefas na busca do melhor caminho para se atingir a eficiência desejada, nas teorias de sistemas a ênfase passa a ser no ambiente. A Teoria de Sistemas aborda as organizações como sistemas abertos, em um dinâmico campo de forças, com incessante intercâmbio de matéria-prima, energia e informação em relação ao ambiente externo. Teoria de Sistemas
Essa teoria surgiu com os trabalhos do biólogo alemão Ludwig von Bertalanffy, essa teoria não busca solucionar problemas ou tentar soluções praticas mas criar teorias e conceitos baseados na experiência.
Segundo Bertalanffy o sistema é um conjunto de unidades reciprocamente relacionadas e decorrem de dois conceitos o de propósito ou objetivo e o de globalismo ou totalidade.
Bertalanffy defendia que os sistemas existiam dentro de outros subsistemas e que faziam parte de um sistema maior os supra-sistema, fazendo com que suas funções dependem de sua estrutura, pois cada sistema possui um objetivo que