Etapa3 atps contabilidade
O Ativo tem sido definido de várias maneiras, sendo que a mais tradicional a que diz: “ ativo é um conjunto de bens e direitos a disposição da administração...” ou variantes como “ ativos são os meios conferidos à administração para gerir a entidade” e similares. Estas definições tradicionais, conquanto possam passar um ideia aparentemente singela e clara do que seja ativo em um determinado momento, não caracterizando oque o ativo representa, efetivamente, para a entidade. As conceituações dos elementos do patrimônio de uma entidade precisam atentar: para a natureza do que esta sendo definido; para sua mensuração. Não se deve misturar a conceituação com o problema da mensuração, pois a conceituação deve ser, necessariamente, rigorosa e pura, ao passo que a mensuração, as vezes, tem de se a ter às limitações de quem avalia a mensura (o contador) e de quem utiliza a inforamação (o usuário), além das restrições do mei ambiente.
Ativos, Transformando-se em Dinheiro
Esse tema se refere ao Ativo (bens direitos), nossos patrimônios individuais, como por exemplo casas, carros, jóias, obras de arte, entre outros bens mateiras, que são utilizados e futuramente esses ativos poderem ser trasnformados em dinheiro. As aplicações financeiras do dinheiro excedem também visam proteger o proprietário dos recursos contra perda de poder aquisitivo da moeda e produzir um fluxo real de juros. Ativo, pode ser definido como algo que possui um potencial de serviço, em seu bojo, para a entidade, capaz – direta ou indireta, imediatamente ou no futuro – de gerar fluxos de caixa. Até 2007 os ativos podiam ser reavaliados ( novo valor de mercado ). A reavaliação de ativo foi extinta pela Lei Nº 11.638/07.
Passivo Uma caracteristica essencial de uma exigibilidade é que a empresa tem uma obrigação no momento da avaliação. Uma obrigação é o dever ou a responsabilidade de agir ou de cumprir algo de uma certa forma. As obrigações podem ser legalmente