teoria da contabilidade
Polo Currais Novos
Curso Superior de Administração
Atividades Práticas Supervisionadas
Disciplina: Teoria Geral da Administração
Profa. Ma. Monica Satolani
Francisco Macêdo da Silva RA: 7933680979
Janessa Andreza de Medeiros Dantas RA: 7700648384
Joiada da Fonseca Medeiros RA: 1299784590
Maria das Graças Martins de Medeiros RA: 7933682560
Currais Novos/RN
Novembro/2013
ETAPA1
A contabilidade é um sistema de informação: conjunto organizado de dados, técnicas de acumulação, ajustes e emissões de relatórios, quando usado de forma certa é capaz de ajudar e muito a vida de diversas empresas, dando-lhes informações de extrema importância.
Os usuários dessas informações podem ser: pessoa física ou jurídica com interesse na avaliação da situação e evolução de uma entidade. Usuários preferenciais ou externos são: acionistas; credores em geral e emprestadores de recursos; e integrantes do mercado de capitais. Usuários secundários são os administradores da entidade e o Fisco.
A contabilidade é uma ciência social no que se refere às suas finalidades, mas, quanto a metodologia de mensuração, reúne tanto o social quanto o quantitativo. E tem uma finalidade social, uma vez que por suas avaliações do progresso das entidades, permite conhecer-se a posição de rentabilidade e financeira, e de forma indireta auxilia os acionistas, tomadores de decisões, investidores a aumentar a riqueza da entidade.
A vida financeira de uma pessoa tem vários pontos iguais ao de uma empresa. Toda empresa baseasse no seu fluxo de caixa, onde sabe quanto tem a receber o quanto se pode gastar com isso, é possível sustentar um controle financeiro, quando os lucros são maiores do que as despesas isso é um sinal que tudo esta indo bem.
Toda pessoa que tem uma renda fixa onde deve controlar suas contas, e saber o quanto se pode gastar e sempre deixar o dinheiro para uma emergência, mais isso não acontece nos dias de