Etapa03
Passo01
1- O processo de gestão de armazenagem na empresa labsynth
Na década de 1970 os fabricantes possuíam, ou controlavam grande parte de sua distribuição. A disponibilidade da rede de distribuição física era a chave para levar produtos ao mercado, particularmente nos canais de venda e varejo.
Esta possibilidade favorecia grandes empresas que possuíam capacidade de vendas e rede de distribuição para cobertura nacional. Empresas menores utilizavam instalações de usuário compartilhadas que frequentemente eram subsidiarias de grandes fabricantes.
A armazenagem e distribuição eram consideradas um custo a ser minimizado, o nível de serviço era mensurado sob a ótica de satisfazer apenas as necessidades percebidas pelo cliente. Havia grandes divergências entre concorrentes, principalmente sobre o controle da distribuição física estas divergências contribuíram para o desenvolvimento de ferramentas de gestão para localização estratégica dos armazéns ou centros de distribuição, gerenciamento da mão-de-obra e layot do armazém.
O dilema entre custos e serviços direcionou as empresas a examinarem o relacionamento entre os fatores e as variáveis que compõem a planilha de custos. A grande descoberta era saber o que o cliente realmente deseja.
Nesta etapa passou-se a examinar a planilha de custos, analisando a complexidade das variáveis existentes na gestão de estoques, observando-se que o tamanho dos armazéns e sua localização geográfica exerciam grande influencia na atividade empresarial.
A armazenagem enquanto atividade de gestão, esta relacionada com três subsistemas:
Administração de materiais, movimentação de materiais e distribuição física cada uma destas atividades esta direta oi indiretamente relacionada com a gestão da armazenagem envolvendo o controle da movimentação, a coordenação da demanda, o suprimento e o transporte entre outras atividades, a gestão da armazenagem envolve:
Planejamento do layout
Fluxo de movimentação
Controle de estoque de