aps de libras
Surdez, prejuízo auditivo perda auditiva é uma inabilidade total ou parcial de ouvir pode ser causada por diferentes fatores, como idade, doenças intoxicações trauma físico etc.
Os surdos utilizam de uma comunicação espaço-visual como principal meio de conhecer o mundo em substituição á audição e a fala.
Os surdos brasileiros utilizam a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais), e pessoas que conhecem esta língua tornam –se um bilíngue cultural, contudo o surdo é um bilíngue- bicultural no sentido que convive diariamente com 2 línguas e 2 culturas.
Segundo a legislação vigente, a LIBRAS constitui um sistema linguístico de transmissão de ideias e fatos oriundos de comunidades de pessoas com deficiência auditiva do Brasil, na qual há uma forma de comunicação e expressão de natureza visual-motora, com estrutura gramatical própria.
Percebemos a importância da LIBRAS como primeira língua para o deficiente auditivo para facilitar seu aprendizado e alfabetização com a língua portuguesa. Dentro da cultura surda os surdos mais desenvolvidos são aqueles que vivem em grupos trocando experiências se identificando e evoluindo na aprendizagem e no meio social. Os surdos começaram a se interessar em pesquisar sua língua, ensiná-la de maneira mais pedagógica, a fazer teatro e poesia em libras, a assumirem sala de aula, como instrutores, monitores e professores, começaram a exigir mudanças, intérpretes, legenda para noticiários e outros programas de televisão, através do closedcaption, telefonia para surdos (tdd), começaram a apresentar trabalhos e debater, em eventos, novas alternativas para a educação de surdos, inclusive alfabetização em libras. Todas essas iniciativas e conquistas resultaram no documento “a educação que nós surdos queremos”, entregue ao MEC e a outros órgãos públicos e instituições, para ser considerado, quando da elaboração das diretrizes nacionais para a educação especial na educação básica.
A Federação Nacional de Educação e Integração de