AP II Libras
Nome da Disciplina: Língua Brasileira de Sinais
Nome do Tutor(a): Quezia Cavalcanti
Nome do Aluno(a): Ednailson Inácio da Cruz
Número do RGM: 15191079
Nome da Unidade II: História da pessoa surdez ao longo do tempo
1) A educação mais adequada para surdos, atualmente, deve acontecer na Escola Especial ou na Escola Regular?
Se pensarmos no modelo ideal, a educação mais adequada para os surdos atualmente seria em uma Escola Regular, onde há um processo de inclusão, socialização e uma Educação Bilíngue.
Mas a falta de profissionais habilitados, aliado a falta de estruturas nas Escolas Regulares, acaba fazendo com que os alunos não tenham um desempenho satisfatório e não alcance as habilidades necessárias para seu desenvolvimento nos conteúdos escolares. No vídeo assistido mostra que se a Escola Regular tiver profissionais habilitados, fazendo o acompanhamento do aluuno seu rendimento escolar será um sucesso, visto que em outros casos foi necessário a ida do aluno para uma Escola Especial. Devemos respeitar a escolha da família em qual modelo de ensino dos surdos em vão querer colocar seus filhos.
2) Língua de Sinais ou oralização? Qual a melhor forma de comunicação para os surdos?
A Língua de Sinais é a melhor forma de comunicação dos surdos, pois é reconhecida como a língua materna dos surdos. Lembrando também que a Libras é reconhecida como a segunda língua oficial do país. Sendo que deveria ser inserida no cotidiano do aluno desde os anos iniciais. Segundo Moura(2000), Itard realizou muitos estudos e comprovam que a única forma possível de comunicação e de ensino deveria ser a de Língua de Sinais. Embora a oralização não deva ser abolida, afinal temos alunos que tem dificuldades de aprender como a Linguagem de Sinais, mas tem facilidade de aprender através da oralização.