Fichamento - A IDENTIDADE CULTURAL NA POS MODERNIDADE
Stuart Hall (Kingston, 3 de fevereiro de 1932 — Londres, 10 de fevereiro de 2014) foi um teórico cultural e sociólogo jamaica que viveu e atuou no Reino Unido a partir de 1951. Hall, juntamente com Richard Hoggart e Raymond Williams, foi uma das figuras fundadoras da escola de pensamento que hoje é conhecido como Estudos Culturais britânicos ou a escola Birmingham dos Estudos Culturais. Ele foi presidente da Associação Britânica de Sociologia entre 1995 e 1997. Na década de 1950 Hall foi um dos fundadores da influente revista New Left Review.
A presente obra tem objetivo demonstra o aspecto da atual identidade cultural, que se encontra na constituição dos indivíduos implantados no atual contexto histórico da pós-modernidade, a qual e influenciada das linhas de teóricas modernas e da globalização. O autor traz uma linha de raciocínio sobre a crise de identidade que afeta significativamente a sociedade contemporânea.
As sociedades do século XX segundo o autor sofreram uma grande mudança estrutural. Essas transformações influenciaram na formação cultura das pessoas, que acabaram ficando dividido ente os novos e velhos padrões e as varias classes que vão surgindo ao longo do século. Diante das mudanças do mundo moderno e da captação que a autonomia do sujeito não era justamente como era idealizada ele também era formado na relação com outras pessoas, desenvolve-se assim a compreensão do sujeito sociológico.
A IDENTIDADE EM QUESTÃO
“O propósito deste livro é explorar algumas das questões sobre a identidade cultural na modernidade tardia e avaliar se existe uma “crise de identidade”, em que consiste essa crise e em que direção ela está indo. “ ( Pag. 07)
“(...) formada e transformada continuamente em relação ás formas pelas quais somos representados ou interpretados nos sistemas culturais que nos rodeiam.” (Pag. 13)
“As sociedades modernas são, portanto, por definição,