Perspectiva de vida da populaçãobrasileira
COORDENAÇÃO DO CURSO DE GEOGRAFIA
CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM GEOGRAFIA
DISCIPLINA: LIBRAS
Resenha do Filme
“Black”
MACAPÁ-AP
2013
Acadêmicos: Josivane Ribeiro Pessoa.
Geografia A/2009. UNIFAP/PARFOR
Resenha do Filme
“Black”
MACAPÁ-AP
2013
Apresentação:
Neste trabalho apresentamos o resultado de uma atividade acadêmica, realizada no dia 19 de Janeiro de 2013, na disciplina de Libras, do curso de Geografia A/PARFOR. No inicio é apavorante para a família a noticia de um filho surdo-cego permanente. No primeiro momento o filme revela experiências educacionais voltadas para o surdo (libras é a forma de comunicação dos sentimentos e emoções do surdo para com o mundo ao seu redor), em um segundo momento a experiência do sistema de ensino braile, direcionada ao deficiente visual, percebemos que ambas requerem dedicação e condições específicas para o desenvolvimento dos portadores dessas necessidades especiais unidas, sendo preciso um esforço sobre-humano para educar através dos dois sistemas juntos.
O filme Black relata a vida de uma mulher, irmã mais velha, cega e surda, proveniente a doença a qual foi acometida ainda bebe. Cresceu como um animal selvagem, impossibilitada de comunicar seus sentimentos com todos os quais convivia, deixando o seu pai indignado e com vontade de interna-la em um colégio próprio para pessoas iguais a ela. Enquanto envia a carta para a escola para organizar a vida de Michelle, a escola lhe envia um professor para atendê-la em casa.
O Dr. Debray Sahai tem a missão de tornar Michelle humana, ensina-la a ser uma senhorita, mas a mesma o trata de modo violento. O professor é perseverante ate criar um meio de comunicação entre eles, ele ensinou gestos para que Michelle entendesse. Alem de lhe dar objetos para sentir sua