Craniatas
Vinícius de Almeida n°33 2°ano B
Craniatas
Tegumento
Os Craniatas (com crânio) tem o tegumento pluriestratificado que é dividido em três partes:
Epiderme: camada mais externa da pele, formada pelo ectoderma, e é extremamente importante para proteção.
Derme: camada mais profunda da pele, formada pelo mesoderma e pela crista neural. É uma camada estrutural, composta de fibras colágenas, células produtos de pigmentos e vasos sanguíneos.
Hipoderme: Tecido subcutâneo fica entre a pele e os músculos. É o local onde a gordura das aves e dos mamíferos ficam depositadas.
Sistema digestório
O sistema digestório dos Craniatas é composto por boca, faringe, esôfago, intestino e ânus, ou seja, é um sistema completo já que tem boca e ânus. Todos os craniados têm um pâncreas e os cefalocordados têm um fígado ou órgão hepático com várias funções.
Sistema Respiratório
Os vertebrados pequenos como o anfioxo podem ter respiração cutânea, porém Para animais maiores isso já é um problema, e precisam de um sistema respiratório que atenda à demanda de vários órgãos e metabolismo.
Invertebrados
Tegumento
Nos invertebrados a pele é protegida pelo tecido uniestratificado, ou seja, célula. Com paredes onduladas.
Sistema digestório
Poríferos, platelmintos e cnidários:
Nos poríferos a digestão é executada no interior das células, já que seu corpo não é organizado em sistemas e não possuem nenhum tipo de cavidade digestiva. (sistema incompleto)
Nos cnidários e platelmintos, e depois de capturado o alimento é introduzido na cavidade digestiva, onde sofre a ação de enzimas secretadas pelas células do revestimento da cavidade (digestão extracelular). A digestão intracelular irá completar posteriormente o processo. A cavidade digestiva desses animais tem apenas um orifício (boca), que serve tanto para a entrada dos alimentos como para a saída dos dejetos. (sistema incompleto)
Sistema Respiratório
Não é estruturado, ou