MuseU iBERE CAMARGO
De modo semelhante ao Guggenheim nova-iorquino, de 1959, a Fundação conduz o visitante, ao chegar, a subir de elevador até o último andar. De lá, ele desce pelas rampas, percorrendo de cima para baixo as nove salas de exposição distribuídas nos três andares superiores. O prédio tem estrutura monolítica, sem pilares, vigas e lajes. São as paredes maciças que suportam o carregamento da estrutura e garantem a estabilidade horizontal do conjunto – o que lhe dá ares de uma gigantesca escultura. As poucas aberturas da construção foram calculadas para enquadrar perfeitamente a paisagem e valorizá-la, sem tirar a atenção das obras expostas.
O andar térreo do prédio tem um grandioso átrio que dá acesso ao balcão da recepção, à chapelaria e à loja cultural, e de onde se pode visualizar os andares superiores. Neste espaço está localizado o café/bistrô da Fundação, com uma vista privilegiada para o Guaíba.
No subsolo está instalado o ateliê de gravura, o ateliê do educativo, um auditório com recursos audiovisuais para receber, aproximadamente, 100 pessoas, um estacionamento com