ETAPA 4
Os indivíduos possuem diferentes necessidades de aprendizado e, por isso, a aprendizagem será mais efetiva se as pessoas tiverem autonomia para definir seus próprios objetivos.
Apoiar-se na maestria pessoal de seus integrantes, na compreensão dos modelos mentais que dela fazem parte, na visão compartilhada de uma equipe que aprende em unidade é fundamental ao educador-gestor. A maestria tem suas implicações na gestão-escolar em não só fazer o que se sabe para produzir resultados, mas ir além, dominando os princípios subjacentes ao resultado.
O educador-gestor de uma escola que aprende unida e tem um pensamento sistêmico fundamenta suas ações administrativas de gestão, na pratica dos valores humanos na verdade, na ação correta, na paz, no amor, na não violência, visando ao bem estar material e espiritual de todos.
A prática da maestria pessoal gera um sentimento de satisfação que renova as energias e reforça a confiança na capacidade de realizar a visão pessoal e coletiva, aumentando a compreensão das tensões criativas, a assertividade das escolhas e o sentimento de realização individual e compartilhado, ela engloba a importância da aprendizagem individual e sua conexão com a aprendizagem organizacional, isto é, o compromisso recíproco entre o indivíduo e a organização.
Maestria pessoal
Maestria Pessoal. Pode ser estimulada pelo ambiente organizacional, porém surge da motivação própria e da atitude criativa de cada um. Mostra-se através da articulação entre a visão pessoal em relação à realidade e o comprometimento com a obtenção de resultados afinados com essa visão.