Etapa 4 - técnicas de negociação
“Negociação é um processo que pode afetar profundamente qualquer tipo de relacionamento humano e produzir benefícios duradouros para todos os participantes”. (Nieremberg – 1981)
“Negociação é um processo de comunicação bilateral, com o objetivo de se chegar a uma decisão conjunta”. (Fischer e Uri – 1985)
“Da mesma forma que negociamos o tempo todo, estamos também nos comunicando e de diversas formas por meio de palavras, olhares, gestos, etc. Até mesmo quando não fazemos nada, nos comunicamos pela não comunicação”. (Arthur Diniz)
“Negociação é uma atividade que envolve um elemento de negócio ou barganha, que permite que ambas as partes alcancem um resultado satisfatório”. (Hodgson – 1996)
A negociação com qualquer pessoa envolve técnica de persuasão, capacidade de administrar emoções, controle sobre o conteúdo do discurso, habilidade de criar novos argumentos para cada questão levantada.
Negociação é o processo de buscar a aceitação de ideias, propósitos e interesses, visando o melhor resultado possível, de tal modo que as partes envolvidas terminem a negociação consciente de que foram ouvidas, tiveram oportunidades de apresentar toda sua argumentação e que o produto final seja maior que a soma das contribuições individuais.
Dica: Sempre fazer um planejamento antes de qualquer negociação, pois se argumentado em alguma situação, saber responder sem hesitar.
Os conhecimentos são frutos de experiências vividas, situações enfrentadas e pontos de vista discutidos e aperfeiçoados, e permitem aos administradores comparar, medir as alternativas de uma decisão de acordo com fatos anteriores. As habilidades desenvolvem e amadurecem a capacidade dos funcionários verem a empresa como uma entidade orgânica, dentro da visão sistêmica, relacionada com o ambiente, bem como criar senso de responsabilidade, examinar estratégias e tomar decisões.
O negociador efetivo tem, dentre as habilidades, a capacidade de buscar e aproveitar oportunidades;