Etapa 3
Estimulo a comportamento socialmente aceitáveis. O ambiente físico como meio de desenvolvimento infantil. Promoção da autodisciplina nas crianças Fazer com que o funcionamento em ambiente programado facilite a autonomia e senso de competência e controle dessas crianças. Verificar o modo de agir tais como: guardar objetos em prateleiras demarcadas faz com que esta criança tenha clareza em suas atitudes.
Estruturar também faz parte dessa tarefa que foi proposta para essas crianças, isso cria um sistema de organização de tempo e espaço, a fim de desenvolver a competência social das crianças. Há outros aspectos para o desenvolvimento de uma criança, porém este capítulo será exclusivamente relatado somente o fator âmbito social.
Isto será passado pelos educadores por três razões, primeiro porque os adultos estimulam as crianças a antecipar seus comportamentos, preparando o ambiente antes da chegada dos mesmos, facilitando as ações e eliminando as indesejáveis.
Essas medidas diminuem as dificuldades e os confrontos entre elas, favorecendo também os adultos. Sendo assim, formam estruturas no ambiente, para a melhor comunicação e interação social entre as crianças promovendo o comportamento certo nas realizações das tarefas.
. Como estruturar espaço e materiais
Na visão do autor Weinstein & Mignano para que tenha significado este comportamento, é necessário que seja realizado uma estrutura desejável de espaço para que elas tenham como desempenhar essas tarefas. O local onde essas crianças brincam podem ser influenciado pela presença ou ate mesmo ausência de comportamento, quando notamos salas em que o ambiente é favorável, as informações são trocadas com mais atenção. Isso fica mais visível quando vemos que o local esta repleto de materiais naturais onde, os sentidos e curiosidades despertam surpresas.
. Adaptação de espaço
Para que haja uma infância completa é necessário que desde muito cedo até a adolescência os mesmos tenham oportunidades de usufruir de