ETAPA 3 PASSO 1 E 2
Atualmente é alto o índice de competitividade e redução das margens de lucros, a administração de materiais é o grande diferencial de pequenas, médias e grandes empresas. A lógica é simples: quanto mais rápido as empresas obtêm dinheiro de suas vendas e quanto menor for seu estoque imobilizado, mais rapidamente poderão reinvestir em matérias-primas, operações ou melhorias em suas plantas. A eficiência do setor de estoque também prevê a eliminação dos excessos sem que isto comprometa a disponibilidade da matéria-prima para as empresas.
É importante que empresas e profissionais busquem conhecimentos teóricos e práticos que os possibilitem desenvolver, de forma eficaz, a administração de materiais.
Planejamento e Predição
Uma empresa depende de seu faturamento e suas receitas para que a maior parte dos gastos venham a ser supridos. Portando, para que tal fato aconteça, é necessário que sejam estabelecidas metas e a execução das vendas. Para isso, são geradas previsões de vendas que possibilitam a quantidade e o momento certo para a reposição de materiais além do maquinário ideal. Essas previsões são baseadas em modelos estatísticos, matemáticos, econômicos e da demanda do produto. Estas auxiliam no planejamento das atividades da empresa, mas podem apresentar alguns erros em suas estimativas deixando mais cautelosa e cuidadosa a coleta de dados em relação à escolha do método de previsões, minimizando assim os erros a baixos níveis.
Sendo assim, considera-se que além das previsões de vendas envolve-se: Planejamento e Predição. Há três tipos de previsões: Curto, médio e longo prazo.
Os qualitativos são utilizados na maioria das vezes em desenvolvimento de estratégias em prazos médios e longos, prevêem o andamento das demandas, os analisam e selecionam dados necessários, criando uma posição decisiva sobre qual método utilizar. Dentro destes métodos a ser escolhidos estão:
Censo do