Etapa 3 Passos 1 E 2 Contabilidade
Algumas técnicas e métodos de escrituração são estabelecidas sendo elas: Escrituração, Demonstrações Contábeis ou relatórios Contábeis, Auditoria e Análise das Demonstrações Contábeis.
Dois são os métodos que se pode efetuar essas escriturações.
Método das Partidas Simples e Método das Partidas Dobradas.
As Partidas Simples – registram individualmente cada ato ou fato ou conta a conta uma a uma sem possuir relação uma com a outra.
Esse método consiste no registro de operações específicas envolvendo o controle de um só elemento. No livro Caixa, por exemplo, os eventos são registrados visando apenas ao controle do dinheiro (entradas e saídas), sem a preocupação de controlar outros elementos patrimoniais ou até mesmo de se evidenciar o lucro ou prejuízo decorrente das respectivas transações. As entidades que utilizam apenas esse método de registro normalmente são aquelas que não visam ao lucro.
As Partidas dobradas - registram seus lançamentos e as contas se relacionam entre elas, sendo assim, para cada lançamento (débito) haverá um crédito que seja correspondente a ele de igual valor.
Esse método, que é de uso universal e foi divulgado no século XV, consiste no seguinte.
Não há devedor sem que haja credor e não há credor sem que haja devedor, sendo que a cada débito corresponde um crédito de igual valor.
Em dado momento, ser a soma dos débitos igual à soma dos créditos. É esse princípio que determina a equação entre o ativo e o passivo do patrimônio. Os valores ativos representam sempre saldo devedor. e, os passivos, saldo credor, sendo a soma do ativo sempre igual à do passivo.
Por