ATPS Contabilidade ETAPA 1 PASSOS 1 2 3 E 4
Passo 01 E 02
Custos Diretos: é o custo que pode ser identificado, é fácil de ser identificado e está diretamente atribuído a um produto, linha de produto, centro de custo ou departamento. Não é necessário ser rateado para ser atribuído ao objeto em questão.
Também podem ser incluídos diretamente no cálculo dos produtos.
São exemplos de custos diretos:
Matérias-primas usadas na fabricação do produto, Mão-de-obra direta
Serviços subcontratados e aplicados diretamente nos produtos ou serviços.
Os custos diretos se identificam diretamente com a produção, apenas em um ato de medição conseguiremos determinar esses custos. Custos Indiretos: é aquele que não se pode apropriar a cada bem, são apropriados aos portadores finais, determinados e vinculados a causas correlatas, como mão-de-obra indireta, rateada por horas/homem da mão de obra direta, gastos com energia, com base em horas/máquinas utilizadas, etc.
Não pode ser atribuído diretamente à um produto, são aqueles que apenas mediante aproximação podem ser atribuídos aos produtos por algum critério de rateio.
Exemplos: Mão-de-obra indireta, materiais indiretos e outros.
Terminologia Contábil Básica
Terminologia em custos industriais
“Despesas com Matéria–prima” ou “Custos de Matéria-prima”?
“Gastos” ou “Despesas de Fabricação”?
“Gastos” ou “Custos de Materiais Diretos”?
“Despesas” ou “Gastos com Imobilização”?
“Custos” ou “Despesas de Depreciação”?
Gasto – É a Compra de um produto ou serviço, que gera sacrifício financeiro para a entidade, representado por entrega ou promessa de entrega de ativos.
Se aplica a todos os bens e serviços adquiridos; assim, temos gastos com a compra de matérias-primas, Gastos com mão-de-obra, tanto na produção como na distribuição, Gastos com honorários da diretoria, Gastos na compra de um imobilizado, etc. Só existe gasto no ato da passagem para a propriedade da empresa do bem ou serviço.
O Gasto implica desembolso, mas são conceitos distintos.
Desembolso – Pagamento