Adm Produ O Etapa 3 Passo 1 E 2 2 1
O presente trabalho é de suma importância para que possamos identificar as principais funções da administração da produção, e tem como objetivo demonstrar aos acadêmicos como as empresas alinham a teoria à prática, onde, pesquisaremos sobre a evolução histórica da administração da produção e também sobre os conceitos de Martins e Laugeni sobre just in time; células de produção; benchmarking; produção customizada; engenharia simultânea; tecnologia de grupo; desdobramento da função qualidade; comakership; sistemas flexíveis de manufatura e manufatura integrada por computador.
Seguiremos com a escolha da empresa São Bento para o desenvolvimento do desafio, descrevendo brevemente seus dados, bem como as informações sobre o sistema de produção, com os inputs, outputs e as funções de transformação.
Adiante, descreveremos as etapas do ciclo da Administração de Materiais, utilizando as definições de Khol, Passos, Martins e Laugeni, entre outros. Para os sistemas de ERP, descreveremos como estes atuam dentro das empresas, vantagens e desvantagens do sistema dentro da empresa São Bento.
Por fim, pesquisaremos qual técnica japonesa é empregada na empresa São Bento.
ETAPA 1 – ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES
Passo 1
A Administração da Produção e Operações percorreu um longo caminho até chegar ao que é hoje, Se quiséssemos ser muitos rigorosos com o que representa esse campo de trabalho, encontraríamos traços comuns entre o que se faz hoje, nas modernas organizações, com a coleta de alimentos do homem pré-histórico, passando pela caça, pela agricultura, pastoreio, etc., até a formação das primeiras cidades há cerca de 6.000 anos. (MOREIRA,2008 p. 4)
A Administração da Produção adquiriu um caráter de gerência industrial dentro de uma situação absolutamente sob controle. Aliado a um ambiente concorrencial interno e externo, isso fez com que as atenções se voltassem mais para outras áreas como Marketing e Finanças, que