Etapa 1 de PCP
Para uma empresa funcionar corretamente e alcançar seus objetivos, a empresa precisa planejar com antecedência e controlar corretamente sua produção. Para isso, usamos o Planejamento e Controle da Produção (PCP).
Esta função administrativa determina, com antecedência, os objetivos que a empresa visa alcançar, e o necessário para alcança-los da melhor maneira possível. Sem planejamento a empresa não consegue sobreviver por muito tempo, por esta razão, o princípio pelo qual partimos é fixação dos objetivos a serem alcançados, determinar passos como: o que fazer, quando fazer, quem deve fazer e como fazer.
Por outro lado, a função controlar, nos permite medir e corrigir o desempenho para que o objetivo definido no planejamento seja alcançado. Ou seja, a finalidade de PCP é aumentar a eficiência e a eficácia do processo produtivo.
No processo de desenvolvimento de suas funções, o PCP, mantem relações com as demais áreas da empresa, isso se deve ao fato de que procura utilizar racionalmente os recursos empresariais. Suas principais inter-relações: com a área de engenharia industrial (controle das maquinas), suprimentos e compras (comprar de matéria prima e estoque), recursos humanos (mão-de-obra qualificada), financeira (estabelecer níveis de estoque e matéria- prima), vendas (plano de produção para supria a demanda dos clientes), e produção (planejar e controlar as atividades).
Os princípios que conduz o planejamento são: Definição de objetivos e flexibilidade do planejamento.
Os princípios que conduz o controle são: objetivo, definições dos padrões, exceção e ação.
Para princípio de produção exige um principio específico de PCP. Vejamos alguns exemplos.
Na produção sob encomenda temos as seguintes características:
Cada encomenda ou contrato é considerado um produto específico e por essa razão que o requer um PCP específico. Trata-se de produção intermitente.
Grande variedade de maquinas e dispositivos de transporte e de equipamentos.
Grade