ETAPA 1 COMPLETA GERENCIAMENTO DE CUSTO 1
ETAPA 1 COMPLETA
PASSO 2
CONCEITO DE CUSTO, DESPESAS, PERDAS, CUSTOS DIRETOS E INDIRETOS, CUSTOS FIXO E VARIÁVEL
Custos São medidas monetárias dos sacrifícios financeiros com os quais uma organização, pessoa, governo ou entidade, têm de arcar a fim de atingir seu objetivo. Colocar o seu produto pronto para ser comercializado, fabricando, revendendo ou ate mesmo o de cumprir com seu serviço contratado. Segundo Eunir de Amorim Bonfim; João Passarelli (2008) “Custo: São gastos diretamente relacionados com a produção dos bens e serviços, pela empresa, à comercialização”.
DESPESAS na Contabilidade é o gasto necessário para a obtenção de receita. As Despesas são gastos que não se identificam com o processo de transformação ou produção dos bens e produtos. As despesas estão relacionadas aos valores gastos com a estrutura administrativa e comercial da empresa. Exemplos: Aluguel, salários e encargos, pró-labore, telefone, impostos, comissões de vendedores.
Perdas Normais: são perdas decorrentes do processo produtivo. Exemplo: no corte de uma espuma pode ocorrer de se perder pedaços que é inevitável. São perdas possíveis de serem previstas, portanto, devem ser incluídas no custo de produção.
Perdas Anormais: são perdas que não são possíveis de se prever antecipadamente. Seus valores deverão ser lançados como perda do período no systemic de resultados. Exemplos: greves, inundações etc.
Investimento: É o gasto ativado em função de sua vida útil ou benefícios atribuíveis a períodos futuros. Exemplo: Aquisição de Máquinas; Vesicular; Móveis e Utensílios e Manutenção de Máquinas com valores representativos.
Custos Diretos: são os custos suscetíveis de serem identificados com os bens ou serviços resultantes, ou seja, têm parcelas definidas apropriadas a cada unidade ou lote produzidas. Geralmente são representados por mão-de-obra direta e pelas matérias primas.
Custos indiretos: todos os outros custos que dependem da adoção de algum