Portifolio analise desenvolvimento sistemas ii
1 Modelos
O paradigma de modelagem de dados através de entidades e relacionamentos foi criado por Peter Chen em 1976. E tem como objetivo representar os elementos de um negócio do mundo real através de entidades e relacionamentos. Atualmente esta técnica de modelagem é a mais utilizada no mundo. Em análise de sistemas, quando se faz o levantamento de dados do negócio e conclui a análise de requisitos, é possível identificar as entidades relevantes do negócio que se deseja automatizar. Entende-se por negócio: empresas, instituições, pessoas, etc. Por exemplo uma faculdade, que é uma instituição, possui as entidades: aluno, professor, disciplina, turma, disciplina, secretária, matrícula, histórico escolar, etc. Essas entidades possuem características, que na modelagem de sistema é chamada de atributos ou propriedades. São as características das entidades que permitem o relacionamentos entre as mesmas.
2 Entidades
As entidades são representações de objetos do mundo real, exemplo: porta, casa, animal, veiculo, etc. E também objetos abstratos, por exemplo: notas fiscais, histórico escolar, etc. As entidades são composta por um nome no singular e seus atributos ou propriedades. É através desses atributos e propriedades que vão ser estabelecidos os relacionamentos entre as entidades. Ao modelar um sistema, se uma entidade não puder estabelecer relacionamento com nenhuma outra, esta entidade é inútil. E, portanto não precisa ser criada. As entidades são representadas graficamente por um retângulo, com o nome da entidade, geralmente no centro do retângulo.
3 Atributos
Os atributos são características das entidades. Por exemplo em nosso sistema a entidade Aluno, tem os atributos: Matricula, NomeAluno. Mas, poderíamos ter inseridos outros atributos ao aluno, como: CPF, Endereco, Nome do Pai, Nome da Mãe, E-mail, etc. Quanto mais atributos uma entidade tiver mais completas são informações da