Etapa 1 atps
Passo 1 O PDCA é uma ferramenta da Gestão da Qualidade que realiza basicamente o controle dos processos. Ela funciona por meio de um ciclo de atividades que permitem desde o planejamento até a correção dos processos.
Existem ciclos para manutenção dos processos ou para a melhoria dos mesmos. O primeiro trata dos procedimentos operacionais – padrão de operação, onde os indicadores são representados por valores padrão, como por exemplo: qualidade-padrão, custo padrão, prazo-padrão, quantidade-padrão, e assim em diante. PDCA para a melhoria de um nível de controle é aquele onde existe uma meta definida, como por exemplo, redução do índice de produtos fabricados errados para 30%. O indicador no caso será o número onde a empresa deseja chegar, essa meta é o novo nível de controle esperado.
Para que se entenda melhor essa técnica, a seguir o significado do termo PDCA ( Plan – Do – Check – It)
*Plan
Planejar - Planejamento é onde são estabelecidas as metas, os indicadores (itens de controle) e também é o passo onde são traçadas maneiras (caminhos) para atingir essas metas propostas.
* Do
Fazer – É a fase onde as tarefas são executadas de acordo com o que está previsto no planejamento. É neste momento que ocorre a coleta de dados para verificação do processo.
* Check
Checagem – Ocorre a verificação ou o monitoramento dos processos, e também comparação da amostragem coletada com a meta estabelecida.
* It
Agir – Execução das correções necessárias e demais mudanças no processo para que possa ser dada continuidade no ciclo de produção com qualidade.
O grande objetivo do PDCA é ser um ciclo contínuo (ênfase no contínuo), buscando a melhoria dos processos que estão insatisfatórios ou mesmo dos que estão satisfatórios