Teatro na escola
UNB – Universidade de Brasília
Curso: História da Arte educação 1
Professora: Luciana Hartmann
Tarefa Semana 7
Resenha sobre o artigo
"Condições de trabalho com Teatro na Rede Pública de Ensino: sair de baixo ou entrar no jogo?"
Tutor presencial: José Antonio Aguiar Gama Tutor à distância: Lara Arce Grupo Tea 10 Turma: UAB 3 - Teatro Aluno: Vanessa Pereira Barbosa Antunes Palmas, abril de 2012.
O artigo desenvolvido pelo professor Sérgio Coelho Farias apresenta uma abordagem das condições de trabalho enfrentadas pela maioria dos professores em escolas públicas no Brasil. Tal registro tem como material as experiências vividas por alunos estagiários de Licenciatura em Teatro, que desenvolveram uma intensa investigação visando compreender e aplicar a metodologia do ensino de teatro.
Lamentavelmente os depoimentos alcançados relatam uma realidade extremamente difícil, tanto na relação direta com os alunos e os demais colegas professores, quanto na práxis educativa da atual e obrigatória disciplina pertencente ao currículo escolar nacional.
Mas não somente a obrigatoriedade tem se tornado um fator que vem distorcendo o bom aproveitamento do teatro na educação, há também a presença de outros elementos nocivos ao bom desenvolvimento dessa arte. A indisciplina, a evasão, e o desinteresse dos estudantes, além do acentuado número de alunos por sala, os espaços sujos e inapropriados, a falta de material didático, a incompreensão do corpo docente em relação às especificidades dessa disciplina, as ineficazes ferramentas de avaliação, entre outros.
A divulgação do levantamento dessa triste realidade serve como discernimento e conscientiza os estudantes que ainda buscam a formação acadêmica nos cursos de licenciatura em Teatro, inclusive dissipando