Teatro na Escola
O Teatro, a Vida e a Escola.
Sem dúvida, o teatro acontece no nosso dia-a-dia independente de uma proposta formal. A criança experimenta, através do jogo dramático, situações que resolve incorporam na sua forma de raciocínio, para isto, ela cria situações e representa as “personagens” protagonistas destas situações.
E o teatro não e outra coisa senão a apresentação de situações e personagens. A criança quando brinca de bonecas segue o mesmo principio do ator que representa Hamlet; pois ambos estão acreditando numa situação e representando.
O teatro na escola é um centro de cultura, educação e lazer, no qual o educado deve desenvolver sua criatividade de maneira crítica e ativa. Para propiciar um desbloqueio e uma abertura na forma de um relacionamento do educador com o meio em que execulta seu trabalho, melhorando sua relação, professor/aluno, professor/diretor e professor/comunidade.
Para proporcionar o uso das técnicas teatrais como alternativa no ensino das atividades específicas: português, matemática, geografia, história e etc. Para estimular a criação de exercícios dramáticos e formação de grupos de teatro nas escolas.
INTRODUÇÃO
O teatro quando associada à educação é um excelente meio de transformar o homem em ser sociável, critico e atuante. A arte-educação não pretende formar artistas, sua intenção maior volta-se à formação e desenvolvimento da sensibilidade, da auto-estima, das possibilidades do individuo, possibilitando crescimento e transformação.
Tais processos estarão diretos e indiretamente integrando-se a formação do aluno em seus aspectos distintos: motricidade e afetividade. Segundo Duarte (2001,p.67):
A arte é ainda fator de agilização de nossa memória, pois na experiência estética, a imaginação amplia os limites que lhe impõem cotidianamente a intelecção, já observamos que na “vida prática” o intelecto guia a percepção em torno de relações práticas e funcionais já existentes; pouco nos resta para o “sonho” e a “fantasia” e