Etapa 03 Adm Mercadologica
Para analisarmos as diferentes estratégias que poderão vir a ser utilizadas, iremos utilizar o modelo dos 4 P’s de Marketing (Preço, Promoção, Praça e Produto), definidos por Phillip Kotler. O modelos dos 4 P’s também é conhecido pelo nome composto de Marketing ou Mix de Marketing.
Composto de marketing descreve o conjunto de ferramentas à disposição da gerencia para influenciar as vendas. A fórmula tradicional é chamada 4Ps – produto, preço, promoção e distribuição. Os 4Ps são capazes de substituírem uns ao outros como impulsores de vendas. Para que o marketing funcione, é preciso gerenciar o composto de marketing de maneira integrada. No entanto, em muitas empresas, a responsabilidade pelos vários elementos do composto de marketing está nas mãos de diferentes indivíduos e departamentos. Para Churchill (2000), o composto de marketing é junção das ferramentas estratégicas usadas para gerar valor aos clientes e alcançar objetivos da organização.
Existem várias estratégias que uma empresa pode adotar para diferenciar seu produto ou serviço de seus concorrentes. Ele adota cinco fatores os quais possuem suas variações, são eles: produto, serviços, pessoal, canal e imagem. A seguir vamos detalhar cada um destes itens.
A empresa tem como opção trabalhar na diferenciação de seu produto, podendo mexer em sua característica, desempenho, conformidade, durabilidade, confiabilidade, facilidade de concerto, estilo e design.
Características são aspectos que complementam a função básica do produto. O ponto de partida da diferenciação por característica é uma versão básica do produto. A empresa pode criar versões adicionais ao acrescentar características extras. Assim, um fabricante pode oferecer características opcionais. Cada característica tem uma chance de atrair a simpatia de compradores adicionais.
Outra diferenciação que pode ser feita no produto é no seu desempenho, que é dividido em níveis baixo, médio, alto e superior. Dependendo do que é satisfatório tanto