Etanol
Introdução:
O etanol, composto orgânico de fórmula molecular C2H5OH, pertence à classe dos alcoóis, isto significa que é um composto orgânico que apresenta o grupo funcional hidroxila (-OH) preso a um ou mais carbonos saturados. Ele não é encontrado espontaneamente na natureza, podendo ser obtido por diferentes processos a partir de diversas fontes. O etanol (álcool etílico) é um álcool derivado de cereais e vegetais. No Brasil, utiliza-se a cana-de-açúcar para a produção do etanol, enquanto nos Estados Unidos e México é utilizado o milho. Nesse procedimento, utiliza-se a fermentação alcoólica como base na produção de etanol.
O etanol é um álcool com diversas aplicações: como combustível automotivo, como solvente em produtos de limpeza doméstica, solvente em perfumes, fabricação de vários produtos e na fabricação de bebidas alcoólicas, tais como: uísque, vodca, conhaque, cerveja, vinho e etc.
A produção e o uso do etanol combustível no Brasil, desde 1975, constituem o mais importante programa de combustível comercial renovável implementado no mundo até hoje.
Este trabalho tem como proposta o estudo do etanol de forma interdisciplinar, abordando conteúdos de química, física, biologia, geografia e também sociologia.
1
Desenvolvimento
1.Produção:
O etanol, também chamado de álcool etílico, é um biocombustível altamente inflamável e incolor, sendo muito utilizado em automóveis. Essa substância é renovável, pois sua matéria-prima é obtida através de plantas cultivadas pelo homem.
O etanol pode ser obtido através da cana-de-açúcar, milho, beterraba, mandioca, batata, etc. A matéria-prima é submetida a uma fermentação alcoólica, com atuação do micro-organismo Sacchromyces cerevisiae. Porém, a cana é a mais utilizada, pois apresenta maior produtividade. Após ser processado, o etanol pode ser utilizado puro (em motores adaptados) ou misturado com gasolina, como combustível.
O Brasil se destaca