Desigualdade Social
GRAEME WEARDEN DO "GUARDIAN" 20/01/2014
As pessoas mais ricas do mundo não são conhecidas por andarem de ônibus, mas se decidissem variar um pouco suas rotinas, as 85 pessoas mais ricas do planeta - que juntas controlam riqueza equivalente à de metade da população mundial - caberiam, com algum aperto, em um ônibus de dois andares.
O acúmulo de porção tão grande da riqueza do planeta nas mãos de um punhado de integrantes da dita "elite mundial" foi exposta segunda-feira (20) em um novo relatório da OXFAM. A organização de caridade informou que as 85 pessoas mais ricas do mundo têm patrimônio combinado de um trilhão de libras, montante semelhante ao patrimônio combinado dos 3,5 bilhões de pessoas mais pobres do planeta.
O patrimônio do 1% mais rico da população mundial atinge os US$ 110 trilhões, ou 65 vezes mais que o patrimônio da metade mais pobre da população do planeta, acrescentou a organização, que teme que essa concentração de recursos econômicos esteja ameaçando a estabilidade política e agravando as tensões sociais.
DESIGUALDADE
É um lembrete perturbador sobre a profunda desigualdade de riqueza que existe no planeta, no momento em que líderes políticos e empresariais se encaminham aos picos nevados de Davos para o Fórum Econômico Mundial, esta semana.
Poucos deles, se algum, chegarão em um veículo comum como um ônibus, e jatinhos e helicópteros particulares serão colocados em serviço para atender a muitas das pessoas mais poderosas do planeta, que se reunirão para discutir o estado da economia mundial em quatro dias frenéticos de reuniões, seminários e festas no exclusivo centro suíço de esqui.
Winnie Byanyima, diretora executiva da OXFAM, participará das reuniões em Davos e disse que "é inaceitável que, no século 21, metade da população do planeta - estou falando de 3,5 bilhões de pessoas - não tenha mais propriedades que uma minúscula elite que