Etanol
O etanol é o mais comum dos álcoois. Os álcoois são compostos que têm grupos hidroxilo ligados a átomos de carbono sp3. Podem ser vistos como derivados orgânicos da água em que um dos hidrogênios foi substituído por um grupo orgânico.
Na antiguidade as tecnicas de produçao do alcool eram restritas à fermentação natural ou espontânea de alguns produtos vegetais, como açúcares. Mas os arabes fizeram uma grande descoberta, a destilação. O uso do alcool é vasto: em bebidas alcoólicas, na indústria farmacêutica, como solvente químico, como combustível ou ainda como antídoto. O Brasil é o maior produtor mundial de cana-de-açúcar , de açúcar e etanol, sendo também o maior exportador de açúcar e etanol do mundo.
O etanol é muito importante no meio médico, onde é utilizado, bem como outros álcoois também são, no extermínio de vida microbiana nociva, que poderia piorar o estado dos doentes. É usado também na produção de biodiesel, onde o óleo da mamona reage com o etanol, gerando éster etílico e glicerina.
Tipos:
Anidro - o álcool anidro é bastante caracterizado pelo teor alcólico máximo de 99,3° , sendo composto apenas de etanol ou álcool etílico. É utilizado como combustível para veículos e matéria prima na indústria de tintas, solventes e vernizes
Hidratado - é uma mistura hidroalcólica (álcool e água) com teor alcoólico mínimo de 92,6°, composto por álcool etílico ou etanol. O emprego de álcool hidratado é na indústria farmacêutica, alcoolquímica e de bebidas, combustível para veículos e