Etanol
Produzido através da fermentação de amido e de outros açúcares, em especial da cana-de-açúcar, o etanol, também chamado de álcool etílico, é um biocombustível altamente inflamável e incolor. Essa substância é renovável, pois sua matéria-prima é obtida através de plantas cultivadas pelo homem.
- Onde encontramos?
É utilizado na fabricação de bebidas alcoólicas fermentadas (cerveja, aguardente, vinho), produtos de limpeza doméstica e também de combustíveis para automóveis. Apresenta-se na forma de um líquido incolor e sua fórmula química é C2H5OH. Tecnicamente, pode ser produzido a partir da fermentação de açúcar, amido ou celulose (cana-de-açúcar, milho, beterraba, mandioca, batata, etc), sendo que a forma de melhor aproveitamento é a partir da cana-de-açúcar.
O aproveitamento energético pode chegar a 7/1 (gastamos um litro de álcool para produzir sete litros do etanol hidratado). O processo tem as fases seguintes: 1-esmagamento da cana; 2-adição de fermento à calda obtida; 3-remoção de resíduos através do processo de centrifugação; 4-depois de devidamente fermentado, o mosto, como é chamado, deve ser aquecido a exatos 78,3ºC, quando o álcool existente na mistura evapora e sofre o processo de destilação, sobrando na ponta o álcool hidratado ou anidro, e as necessidades do fabricante.
O Brasil se destaca no cenário global como sendo o país com tecnologia mais avançada na fabricação de etanol. A produção mundial desse combustível é da ordem de 40 bilhões de litros – o Brasil é responsável pela fabricação de 15 bilhões de litros. No país, a cada tonelada de cana-de-açúcar são produzidos 66 litros de álcool e 700 a 800 litros de vinhaça ou restilo.