administração publica
uvb
Aula Nº 10 – Pobreza e
Distribuição de Renda
Objetivos da aula:
Os objetivos desta aula são: analisar e discutir a questão da pobreza e da distribuição de renda no Brasil. Começaremos nosso estudo aprendendo como é calculada a distribuição de renda. Posteriormente, vamos debater essa questão no Brasil e, finalmente, vamos refletir juntos sobre quais as melhores alternativas para se resolver o problema.
DIFERENTES ENFOQUES DA DISTRIBUIÇÃO DE RENDA
• Distribuição Setorial da Renda: refere-se à distribuição entre os diferentes setores da economia, ou seja, agricultura (primário), indústria (secundário) e serviços (terciário).
• Distribuição Funcional da Renda: diz respeito a como a renda se reparte entre patrões (lucros) e empregados (salários).
• Distribuição Pessoal da Renda: este é o conceito mais utilizado e é com ele que vamos trabalhar na nossa aula de hoje. Como o próprio nome sugere, refere-se a como a renda se reparte entre os indivíduos em uma sociedade. Faculdade On-Line UVB
Aula 10 - Pobreza e Distribuição de Renda
• Distribuição Internacional da Renda: como o próprio nome já diz, refere-se à distribuição de renda entre os diferentes países.
Análise da Conjuntura Econômica Nacional
Existem diferentes enfoques da distribuição de renda. De modo geral, essa questão costuma ser interpretada de quatro formas diferentes:
66
Anotações do Aluno
uvb
O COEFICIENTE DE GINI
Existem diferentes maneiras de se medir distribuição de renda. A forma mais utilizada é o Coeficiente de Gini, elaborado em 1912, pelo matemático italiano Corrado Gini. Esse índice, na realidade, pode ser utilizado para medir qualquer tipo de distribuição, inclusive de renda. O Coeficiente de Gini resulta, sempre, em um número que varia entre zero e um. Zero representa uma completa igualdade na distribuição da renda, ou seja, todos os indivíduos têm a mesma renda. Um é a situação oposta, é a completa