Etanol Geografia
Nome: Marcos Felipe de Oliveira. N°5 2°EM
De ponta a ponta
No ciclo de produção, desde o cultivo da cana-de-açúcar até o escapamento dos veículos, a emissão de gases de efeito estufa pelo uso do etanol é 90% inferior à gerada pela gasolina!
. Enquanto o mundo busca alternativas ao petróleo, o Brasil já usa etanol em larga escala há mais de 30 anos. Neste período, adquirimos enorme experiência na produção e uso do etanol de cana-de-açúcar e hoje podemos dizer, com orgulho, que dominamos essa tecnologia com elevados índices de excelência e competitividade.
. O etanol de cana é reconhecido no mundo inteiro como uma importante fonte de energia limpa e renovável. A emissão de gases de efeito estufa, responsáveis pelo aquecimento global, dos quais o gás carbônico (CO2) é o principal, é 90% menor quando se usa etanol em vez de gasolina. Isso acontece porque a cana-de-açúcar, por meio da fotossíntese, absorve no seu crescimento quase a mesma quantidade de CO2 que é gerado nas etapas de produção, transporte e consumo do etanol.
. Desde o lançamento dos veículos flex em 2003, o uso do etanol evitou a adição de mais de 100 milhões de toneladas de CO2 na atmosfera. É algo como se, por exemplo, dois importantes países da América do Sul – Colômbia e Peru – deixassem de emitir CO2 por um ano. Além disso, diferentemente da gasolina e do diesel, o etanol praticamente não contém enxofre, partículas e outros poluentes da atmosfera. E, em casos de vazamento de combustível, os impactos ambientais com etanol são muito menores do que com gasolina ou diesel, pois o produto é biodegradável.
. Se você espera de seu carro mais potência, força de arranque e velocidade, deve escolher o etanol. Não é por outra razão que diversas modalidades de corridas esportivas, como a Formula Indy e a Stock Car Brasil, optaram por esse combustível.
. O uso do etanol não para de crescer. Já é usado em motocicletas flex, ônibus urbanos e