Biomassa
Série: Professora:
Matéria: Escola:
São Carlos, xx de yy de 20__
Sumário
1. Introdução 3
2. Utilização da biomassa como combustível 3
3. Processo de produção dos biocombustíveis 3
4. Materiais utilizados na produção de biocombustíveis 4
5. Produtos derivados dos biocombustíveis 4
6. Impactos ambientais - Desvantagens 5
7. Impactos ambientais - Vantagens 5
8. Conclusão 6
9. Referências Bibliográficas 6
1. Introdução
A biomassa é a quantidade de matéria orgânica produzida numa determinada área, ou seja, ela é gerada por meio da decomposição de materiais orgânicos, como o esterco, restos de alimentos, resíduos agrícolas que produzem gás metano, etc.
Na sua produção, são utilizados materiais como vegetais e frutas, bagaço de cana, biomassa arborícola, sobra de serragem e alguns tipos de esgotos. Sendo transformada em energia pelo processo de combustão, gaseificação, fermentação ou na produção de substâncias líquidas.
2. Utilização da biomassa como combustível
A utilização da biomassa como combustível pode ser feita a partir de sua forma bruta, como madeira, produtos e resíduos agrícolas, resíduos florestais, resíduos pecuários, excrementos de animais e lixo.
Mesmo sendo renovável em curto intervalo de tempo, a sua renovação ocorre através do ciclo do carbono, ou seja, a decomposição ou a queima da matéria orgânica provoca a liberação do CO2 na atmosfera, e através da fotossíntese, o dióxido de carbono é transformado em hidratos de carbono, liberando assim o oxigênio. Desse modo, a utilização da mesma, desde que seja controlada, não agride o meio ambiente e não altera a composição média da atmosfera.
3. Processo de produção dos biocombustíveis
Os biocombustíveis são fontes de energia renováveis, que são obtidos a partir da cana-de-açúcar, da mamona, do milho, da soja, dentre outras matérias-primas, porém o lixo