relatorio aquecimento
Caio Fernando da Silva 725712
Raphael Barros de Castro 726395
Disciplina: Química Geral e Experimental I
Engenharia Ciclo Basico
Turma: 1°D
Experimento no1
Data da realização do experimento: 11/03/2014
Responsável: Prof. Hamilton Viana
Conteúdo
Introdução 2
Procedimento Experimental 3,4,5,6,7
Resultados e Discussão 8
INTRODUÇÃO
Neste experimento serão apresentadas 6 técnicas de aquecimento, que são utilizadas para aquecer diversos tipos de substâncias voláteis ou inflamáveis, onde o principal material utilizado para aquecer, é o bico de Bünsen, em que é preciso saber manuseá-lo, utilizando EPIs adequados, para não correr riscos de acidentes com a chama.
O primeiro teste que foi executado, utilizamos espeto de churrasco para conhecermos duas zonas de chama, que são: zona oxidante, que seria uma chama forte que chega a um alto teor de calor em virtude do (O2) oxigênio, sendo assim uma combustão completa. Zona redutora é o local onde se encontra uma menor proporção de calor e nela se inicia a combustão incompleta pela baixa quantidade de (O2) oxigênio, gerando-se o gás (CO) monóxido de carbono, um gás extremamente nocivo ao ser humano.
No segundo, terceiro e quarto teste analisamos o ponto de ebulição e temperatura da água por meio da chama direta e banho maria, levando-se em conta a altitude da chama e os materiais usados, como o copo de béquer e o tubo de ensaio, que também influenciam no aquecimento.
O quinto e sexto teste nos mostra o que acontece quando aquecemos substâncias sólidas, com diferentes materiais, como o cadinho de porcelana e banho de areia, que são tocados diretamente pela chama, onde observamos tanto a mudança de aspecto, quanto a evaporação.
Esses métodos foram adotados para exemplificar a diferença de um aquecimento para o outro. A velocidade em que a água entra em ebulição varia de uma forma de aquecimento para outra e consequentemente precisa