Materia Tecnica
Especificações Técnicas de edifícios comerciais:
Ar condicionado
D
ando continuidade à serie de matérias sobre as especificações técnicas, falaremos sobre o tema “Ar condicionado”. Outros temas desta série incluirão nas próximas edições:
Escadas de Emergência; Equipamento Emergência, de Detecção e
Combate a Incêndio; Telecomunicações; Suprimento de Energia;
Geradores de Emergências; Elevadores; Sistemas de Segurança;
BMS - Building Management System.
9. Ar Condicionado O assunto “ar condicionado” é muito complexo e, por isso, buscamos abordá-lo da maneira mais simples possível. Vale ressaltar que o tipo de ar condicionado mais adequado para um determinado empreendimento depende de vários fatores, como projeto (fachada de vidro, altura e tipo de forro) e tamanhos do andar e do prédio, enquanto que, para projetos em ambientes específicos, dependerá de configuração de layout (aberto ou em salas) e número de pessoas, entre outros fatores.
9.1 - Funcionamento Os sistemas de ar condicionado, em geral, podem ser divididos em três operações principais¹, que funcionam simultaneamente.
1. Troca de Calor: o calor do ambiente é levado para fora.
2. Refrigeração: o equipamento resfria o ambiente através de um
mecanismo muito semelhante ao de uma geladeira doméstica. Basicamente, o compressor comprime um gás refrigerante (erroneamente chamado de Freon²), até que fique em forma líquida. Esse produto possui uma característica muito específica: ao ser repentinamente retirado do estado de compressão (isso ocorre no evaporador), ele expande, evaporando-se e baixando drasticamente de temperatura. Esse gás refrigerante, por sua vez, fica contido em um sistema fechado de tubos, por onde passará a água ou ar que será refrigerado. Para que o compressor trabalhe menos, o gás refrigerante é previamente resfriado por meio de um condensador para uma temperatura próxima à temperatura ambiente. O conjunto do condensador, que faz a primeira redução de temperatura, com o