Eta guandu
A ETA Guandu foi incluída no Guinness Book, O Livro dos Recordes, como amaior estação de tratamento de água do mundo em produção contínua. Desde a inauguração da primeira etapa, em agosto de 1955, a ETA Guandu passou por sucessivas ampliações e melhorias técnicas que permitem hoje uma vazão de 43 mil litros por segundo, suficiente para abastecer uma população de 9 milhões de pessoas na região metropolitana do Rio de Janeiro.
A ETA Guandu é uma das principais obras de engenharia do século 20 no Brasil e a certificação do Guinness, conseguida graças à outorga de uso da água obtida pela Nova Cedae junto a Serla em fevereiro de 2007, evidencia a valorização internacional da engenharia brasileira.
A Cedae está prestes a quebrar seu próprio recorde com o projeto Novo Guandu, que aumentará em 30% a capacidade do sistema. É por tudo isso que tenho imenso orgulho de estar ao lado de trabalhadores, técnicos, sanitaristas, engenheiros, enfim de um quadro de pessoal altamente qualificado, levando conforto e segurança à grande parte da população do estado do Rio de Janeiro.
Que todos nós possamos, junto com a população, trabalharmos pela preservação dos mananciais e na conscientização da necessidade do uso racional de um de nossos bens mais preciosos: a água.
VISITA - CEDAE - ETA GUANDU
O Técnico Jordan dando sua palestra sobre o funcionamento da Estação.
O Técnico Jordan dando sua palestra sobre o funcionamento da Estação.
Etapas do filtro:carvão, areia, cascalho e um tubo que leva a água para o canal de passagem.
A colméia impede que os flocos ganhem velocidade e cheguem à superfície.
Testes para determinação da quantidade de de Sulfato de alumínio a ser utilizada.
Fotos tiradas do mirante da Estação de Tratamento
A ETA do Guandu recebe água da captação da bacia do rio Guandu, originária da transposição do rio Paraíba do sul e do rio Piraí. Após sucessivas ampliações e melhorias durante anos o Guandu transformou-se na maior Estação