Estímulos Sensoriais no Ponto de Venda
Ao longo deste trabalho, serão abordadas várias temáticas em relação ao marketing sensorial, à percepção, aos cinco sentidos humanos e ao comportamento do consumidor no acto da compra.
Marketing Sensorial
O ser humano percebe e entende o mundo através dos cinco sentidos, os mesmos, são considerados como as portas de entrada para qualquer reacção ou atitude que expresse ou não um carácter de aprovação.
Os impulsos captados pelos nossos sentidos, dão início ao processo perceptivo (processo cognitivo pelo qual o ser humano dá sentido ao mundo), onde os sensores internos captam influências do ambiente externo, gerando assim, lembranças, bem-estar, saudades, desejos ou até mesmo repugnância. Por exemplo, ao ouvir uma música na rádio, é possível lembrarmo-nos de uma pessoa e sentir o seu perfume, a sua presença ou até mesmo a sua voz.
O Marketing Sensorial é uma das principais estratégias de marketing que analisa o comportamento do consumidor bem como o seu lado emocional, visando criar um vínculo emocional entre o produto / serviço e o consumidor. Para além de muito benéfico, o marketing sensorial aumenta o número de experimentações e a abrangência que o produto poderá atingir. Esta estratégia de marketing é praticada mediante elementos e acções que despertam efeitos nos sentidos do ser humano. É uma técnica meticulosa e inovadora que em casos pontuais requer múltiplas competências.
Visando atingir o hemisfério direito do cérebro (responsável pela emoção) através de mensagens estimulantes, o marketing sensorial pretende criar um vínculo emocional entre o produto e o consumidor com o objectivo de instigar o cliente a realizar uma