Trabalhos
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA: Receptores periféricos
Docente: Renato Fernando Menegazzo
Discentes: Andressa Medeiros Erínea Raquel P. Almeida Maria Geysiany T. Costa Michely Barretos Patrícia de Sá Costa
Colorado do Oeste/RO
2014
INTRODUÇÃO
Os receptores sensoriais são encontrados dentro do sistema nervoso somático, responsáveis pelas distintas experiências sensoriais recebidas e interpretadas pelo nosso corpo. A função mais básica dos receptores sensoriais é fornecer ao sistema nervoso central (SNC) informações sobre as condições internas das estruturas orgânicas e do meio externo.
São eles que definem os ditos sentidos (visão, olfato, tato, paladar, audição e sensibilidade corporal). Todavia, apenas um receptor não possui a capacidade de identificar sozinho todos os estímulos diferentes que o corpo recebe a cada segundo. Deste modo, somos supridos com diferentes receptores sensoriais, cada um com sua particularidade, possibilitando a sensação de diferentes estímulos.
Os animais contam com uma série de "janelas" abertas para o meio, ou seja, estruturas que colocam o sistema nervoso em contato com os estímulos provenientes do ambiente: cheiro, imagens, sons, etc. Essas “janelas” recebem o nome de órgãos do sentido. As informações referentes ao ambiente são percebidas pelos órgãos dos sentidos e continuamente enviadas ao encéfalo, na forma de impulsos nervosos. Portanto, pode-se dizer que os órgãos sensoriais são transdutores, pois convertem uma forma de energia (som, luz, calor, etc.) em outra (impulso nervoso). A porção inicial dos nossos equipamentos sensoriais é constituída pelos receptores, cuja função é converter diferentes formas de estímulos ambientais em um potencial gerador, em suas membranas. Esses receptores