Estágio libras
DEPARTAMENTO DE LETRAS
CURSO DE LETRAS/INGLÊS
LIBRAS - ESTÁGIO
GOIÂNIA
SETEMBRO/2011
LIBRAS – ESTÁGIO
GOIÂNIA
SETEMBRO/2011
INTRODUÇÃO
Primeiro Momento – RECEPÇÃO
Chegando ao colégio, percebi que a espera seria longa. Falei com várias pessoas, e só depois de alguns minutos que falei com a Tânia, coordenadora do colégio, achei que a recepção seria melhor, pois o mesmo precisa de estagiários, e a nossa função é de grande valia.
Foi feito um “interrogatório”, onde a mesma fez-me várias perguntas, mas eu senti certa repulsa por parte dela, que eu estava ali para criticar, apontar os defeitos do colégio, professores e intérpretes, e frisou que queria a cópia do meu relatório, alegando que apresentar um trabalho na universidade colocando só o meu ponto de vista seria muito fácil.
Esperei até a hora do intervalo para ser apresentada aos professores, minha intenção era pegar as três últimas aulas, afinal cada professor possui um método de trabalho, e era isso que queria avaliar, como os alunos surdos reagem e participam com cada professor, e em cada matéria, mas não foi possível.
Segundo Momento – SALA DE AULA
Assisti à aula do 3C com a professora Luíza Mª Keller de português, da qual foi muito gentil, apresentou-me a turma e disse do que se tratava a minha visita. Mas por outro lado, senti que a intérprete Andréia ficou incomodada, sempre olhando e reparando o que eu anotava e para onde olhava.
Observei que Andréia não vestia roupas adequadas, usava calça jeans colada, blusa de malha justa ao corpo, brincos, pulseiras, relógio e cabelo solto, era muita informação, não sabia se olhava para os detalhes ou para as mãos fazendo os sinais. A sala possui três alunos surdos, Carlos, Roberto e Suelen da qual não conversa a língua de sinais, dificultando o aprendizado. Os alunos surdos sentam-se separados e no meio da sala, percebi que Andréia interage com os de mais alunos, o que pode desviar a atenção