Resenha do livro escrever é preciso
DISCIPLINA DE FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DA PESQUISA EM EDUCAÇÂO
INSTITUTO DE EDUCAÇÂO – IE
Educador Vilmar Pereira
RESENHA LIVRO ESCREVER É PRECISO: O PRINCÍPIO DA PESQUISA
Priscilla Catalane Bianchi Spotorno¹
Este livro foi escrito pelo professor da Universidade de Ijuí Mário Osório Marques, Doutor em educação. As 154 páginas da obra estão divididas em cinco capítulos: A questão é começar; Navegar é preciso – A mágica aventura de escrever; A obra do escrever no pérpilo de seu encontro com o leitor; Escrever, O princípio da pesquisa; e Escrita e pesquisa na universidade.
A 5º edição revisada da publicação de 2006 da Editora Unijuí traz cada capítulo subdividiu em tópicos, os quais abordam assuntos como exemplo a escolha do tema e as pesquisas na universidade. Tópicos que podem auxiliar universitários a formar um grande conhecimento sobre escrita e propiciando ao leitor maior entendimento do que é o “escrever” de forma natural e simples.
O primeiro tema surge como um “puxão de orelha” nos leitores, informando que a escrita não espera ter tempo, um tema pode ser escolhido em uma hipótese ou ate mesmo de um diálogo. Conforme as palavras do autor, necessitamos nos reeducar para fazer do escrever um ato inaugural. Mas infelizmente esta é a parte mais difícil, já que desde o momento que entramos para a alfabetização temos que fazer um texto com o titulo escolhido pela professora ou aqueles temas tradicionais de volta as aulas: “como foram suas farias”, quem não fez esse tipo de redação no ensino fundamental.
O autor explica como chegou ao título da obra, ou como Marques diz “um ensaio autobiográfico”. Desde suas primeiras leituras para a escolha do tema, já havia decidido que a melhor escolha seria se não centrar na escrita-resultado, mas no ato de escrever. Também demonstra grande agradecimento os companheiros de pesquisa como a autora Ana Maria Netto Machado, que o ajudou na decisão do