Está com dificuldade de guardar dinheiro
Não é nenhuma surpresa que os brasileiros não sabem lidar muito bem com o orçamento pessoal e planejamento financeiro. Ainda mais depois do incentivo do governo em aumentar o consumo no varejo nos últimos anos.
Agora, a economia passa por uma retração e os consumidores estão começando a pensar em voltar a poupar. No entanto, juntar dinheiro não é uma tarefa fácil; em entrevista para o site Daily Worth, o planejador financeiro Matt Curfman lembra que existem alguns passos que podem ajudar na hora de economizar. Confira:
1- Quais são seus objetivos?
A primeira coisa que se deve fazer antes de começar a economizar é identificar seus objetivos financeiros e mantê-los em mente. “Há uma diferença entre poupar mais e poupar mais com um foco", diz ele. "É muito bom estar economizando, mas é importante entender por que você está fazendo isso e como esse ato afeta diretamente os seus objetivos”.
2- Tenha um segundo banco
Ao invés de manter todos os seus recursos em um lugar, Curfman recomenda a abertura de uma conta poupança em um banco diferente daquele que hospeda sua conta corrente. "É mais fácil economizar mais a cada mês quando você não lembra do valor que você está separando", explica. Manter uma conta separada também torna mais difícil a transferência de poupança em sua conta corrente.
3- Depósito automático
Coloque parte do seu salário em débito automático para a poupança. Quando você envia o dinheiro em poupança assim que recebe o salário, é mais fácil esquecer que você já teve esse dinheiro. Ou seja, quanto mais rápido você mover o dinheiro de sua conta corrente, mais fácil será para não gastá-lo.
4- Coloque os descontos na poupança
No Brasil ainda não virou moda, mas em outros países, como nos Estados Unidos, os cupons de descontos viraram febre entre os consumidores que conseguem economizar bastante nas compras.
Para aproveitar qualquer tipo de desconto ou promoção