TRABALHO ATIVIDADE ESTRUTURADA 2015
Aluno: Klynnier da Silva Ferreira
Matricula: 201503536513
Turma: 3004
Atividade Estruturada 2015.1
Fase 1
Antigamente, as pessoas produziam pensando somente no seu próprio sustento. Elas produziam arroz, feijão e outras mercadorias. Essas produções eram diversificadas, cada comunidade fazia diferentes tipos de produções. Devido a essas diversificações, as comunidades resolviam trocar suas mercadorias entre elas com o pensamento de não deixar perder as suas produções, principalmente aquelas em excessos. Essa forma de troca ficou conhecida como escambo, nessa época ainda não existia a moeda e nem o dinheiro de papel.
Com o passar dos anos, algumas mercadorias passaram a ter uma grande importância para a sociedade e com isso ficaram muito valorizadas ficando assim conhecidas como moedas-mercadorias. As principais eram o gado e o sal. O sal tinha uma grande importância, pois era utilizado para conservar os alimentos que eram transportados principalmente em viagens longas. Na Roma Antiga, a forma de pagamento era realizada através do sal e com isso podemos dizer que a palavra salário surgiu disso.
No decorrer dos anos, essas formas de negociação entrem as comunidades não foi dando certo, devidos essas mercadorias serem alimentos perecíveis, ficava difícil de guardar por muito tempo, pois logo perdiam a validade e os alimentos começavam a se estragar. A melhor descoberta que veio para conseguir guardar e acumular riqueza foi a descoberta do metal, iniciando com o cobre, ouro, prata e bronze. Depois de certo tempo, vieram as padronizações no formato e tamanho desses metais.
O valor desses metais era definido pelo tipo de metal da moeda, por exemplo, o ouro tem mais valor do que a prata, que vale mais do que o cobre. Houve várias tentativas de fraudes em relação á autenticidade do metal, passou-se a cunhar na face das moedas o seu real valor. Nos dias de hoje as moedas são feitas de liga metálica e níquel.
Mais adiante, foram surgindo