CITACOES
Tempo de economizar
Devido às dificuldades profissionais, ao crescimento dos preços e às recentes crises econômicas, é importante sabermos administrar nosso dinheiro. É preciso saber usar o dinheiro de forma correta e poupar, a fim de dar conta das despesas e poder adquirir bens.
Eliane Habib (2011, p.2), sócia da Practa Treinamento e Educação Financeira, aconselha “Mais importante do que saber as técnicas de investimento é adotar um novo comportamento em relação ao consumo”, diz “Começar a guardar dinheiro e renunciar a certos bens de consumo é tão difícil quanto parar de fumar”, afirma.
Para se ter noção com o que se gasta, devemos ser rigorosos e planejar cuidadosamente os nossos gastos, assim será possível cumprir o orçamento.
Sobre poupar, Halfeld afirma:
Não são poucos os profissionais competentes que ganham bastante dinheiro durante alguns anos, mas que não conseguem fazer um “pé-de-meia”. Alguns jogadores de futebol servem como exemplos de maus administradores de suas finanças pessoais. Muitos dizem que a insuficiente formação intelectual desses atletas levou-os aos problemas financeiros no final da carreira. Entretanto, muitos outros profissionais cometem erros ainda mais graves. (HALFELD, 2006, p.23)
Halfeld também afirma que os telefones celulares e o automóvel têm sido os vilões dos orçamentos, gastos com celular e com os impostos e seguro referentes a veículo constituem um desafio para a poupança.
Se formos disciplinados, quem sabe sobre um dinheiro até mesmo para lazer, apesar de tantas responsabilidades para o “suado” salário. Independente do nível intelectual, todos precisam saber economia, pois “hoje, quando o mundo está em crise, parece mais importante que nunca aprender um pouco de economia. As notícias econômicas são o assunto principal” (KISHTAINY et al., 2013, 12).
O especialista sobre investimentos, Halfeld, continua a nos alertar ao referir:
Creio