Associação de Molas
ESCOLA DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA
MODELAGEM INTEGRADA
PROFESSOR SÉRGIO LUIZ - sergioluiz.pesquisa@gmail.com
ATIVIDADE 02 – ASSOCIAÇÃO DE MOLAS: SÉRIE, PARALELO E INCLINADOS
Os exercícios abaixo devem ser entregues (ou não - opcional) até o dia 22 de abril do corrente ano via SIGAA ou pessoalmente. Estarei a disposição para maiores explicações na ECT – Piso 3 – Sala 22 ou pelo e-mail sergioluiz.pesquisa@gmail.com. 1. Determine o sistema e a constante elástica equivalentes de cada configuração abaixo.
a)
b)
c)
d)
2. Determine a constante elástica equivalente do sistema ao lado no sentido de P.
3. Determine uma expressão geral para a constante elástica equivalente de n molas associadas em: Série, paralelo e inclinado.
4. A caçamba de um caminhão de bombeiro está localizada numa extremidade de uma lança telescópica como mostrado na figura abaixo. A caçamba e o bombeiro pesam juntos 2000 N.
Encontre a rigidez equivalente do lança na vertical, sabendo que a rigidez da parte 1, 2 e 3, valem respectivamente 14x107N/m, 7x107 N/m e 3,5x107 N/m.
Atividade 02 – Sistemas translacionais– Profº Sérgio Luiz – 2014.1
5. Um tambor de içamento equipado com um cabo de aço é montado na extremidade de uma viga em balanço, como mostrado abaixo. A viga em balanço pode ser substituída por uma mola na vertical de constante kv, e o cabo possui características elásticas (kc), determine a constante elástica equivalente.
6. A lança AB de um guindaste é feito de uma barra de aço uniforme e possui uma rigidez k1. Um peso W é suspenso pelo cabo CDBEF, que é feito de aço (k 2), enquanto o guindaste permanece estacionário. Desprezando o efeito do cabo
CDEB, determine a constante elástica equivalente (Keq) do sistema na direção vertical em função de k1 e k2.
7. O tripé mostrado na figura abaixo é usado para montar um sistema eletrônico que determina a distância entre dois pontos no espaço. As hastes de