A Cômica Carnificina dos Irmãos Coen
2950 palavras
12 páginas
Universidade Estácio de SáCampus Tom Jobim
Curso de Cinema
História do Cinema Contemporâneo
Professor Flávio DiCola
A Cômica Carnificina Dos
I R M Ã O S
C O E N
P O R
Matheus Marx
Rio de Janeiro - RJ
26 de Novembro de 2013
1
O ESTILO E A INFLUÊNCIA DOS COEN
Conhecidos profissionalmente por Irmãos Coen, Joel David Coen e Ethan Jesse
Coen são irmãos e cineastas americanos. Eles dividem parceria escrevendo, produzindo, editando e dirigindo seus próprios filmes.
Em 1984, os irmãos produziram seu primeiro filme,
“Blood Simple”, que recebeu
prêmio de direção no Festival de Sundance e o Independent Spirit Awards.1 Voltaram a trabalhar juntos em “Raising Arizona”, lançado em 1987, o filme já seria uma amostra do humor negro dos diretores, característica marcante em seu estilo.
Juntos, os irmãos desenvolveram um estilo próprio, lembrado pela releitura dos clássicos gêneros cinematográficos americanos, homenageando-os e recriando-os de forma original. Com roteiros muito bem escritos e não convencionais, os cineastas contam as histórias de seus personagens, que aparentemente são pessoas normais, mas ao longo revelam uma forte e cômica tendência ao erro, se envolvendo ainda em situações pouco comuns e muitas vezes hilárias.2 Neste universo imerso em humor negro, combinado com uma excentricidade bem dosada, ironia extrema e, muitas vezes, uma violência brutal3, os cineastas misturam cuidadosamente o real e o surreal.
Sofrendo grande influência do estilo noir,4 os irmãos consideram-se influenciados por escritores como Dashiell Hammett, Raymond Chandler e James M. Cain. Sendo também fãs e leitores de William Faulkner e Flannery O’Connor.
Quando cresciam, eram grandes fãs de um programa de TV que tanto passava filmes de Fellini como os de Hércules.5 Mais tarde, se tornaram admiradores
1
Wikipédia - Joel e Ethan Coen - http://pt.wikipedia.org/wiki/Joel_e_Ethan_Coen
2
Revista Cinética - A Potência da Incompreensão -