Criança
Idéias e Dicas de como os pais podem ensinar aos seus filhos a manejar o dinheiro e os gastos:
1- Através de jogos de mesa, como “Monopólio” ou “Banco Imobiliário”.
2- Explicando aos seus filhos a diferença entre o valor e o preço, entre a necessidade e o gasto.
3- Ensinando-as que tudo se consegue com esforço. Fazer a cama, guardar a roupa, os brinquedos, fazer as tarefas escolares, etc. é uma obrigação. Mas se seu filho fizer alguma tarefa extra, como colocar o lixo na lixeira, passar aspirador no interior do veículo, ajudar a guardar as compras do supermercado, ou estender a roupa, seria uma boa oportunidade para que lhes ofereçam uma pequena quantidade de dinheiro por cada serviço.
4- Ensina seu filho a economizar, criando metas para fazê-lo. Presenteie um cofrinho para que ele possa economizar para ir ao cinema com seus amiguinhos, para comprar um sorvete, ou um livro, brinquedos ou um tênis muito desejado.
5- É importante que tanto os pais como os tios e avós, estejam de acordo quanto a dar dinheiro à criança.
6- Dê exemplos ao seu filho. Eduque-se a você mesmo quanto aos gastos. O melhor ensino vem do exemplo dos pais.
7- Ensine ao seu filho que vale a pena não gastar em coisas desnecessárias. Melhor reduzir gastos para conseguir adquirir o que realmente se necessita.
8- Não se esqueça de elogiar ou até premiar seu filho quando ele conseguir economizar. Os pais podem aumentar o seu esforço.
9 dicas que vão ensinar seu filho dar valor ao dinheiro
As orientações são dos especialistas em educação financeira Álvaro Modernell e Cássia D'Aquino e podem ajudar você e seus filhos a lidar melhor com o assunto
1 - Criança precisa de exemplos práticos para começar a entender o valor das coisas. Se a família pretende viajar nas férias, esse pode ser um bom começo para pedir ao seu filho que participe das economias da casa para esse objetivo;
2 - Não esconda as dificuldades financeiras nem sustente um